domingo, 13 de novembro de 2011

IMAGEM EM MOVIMENTO: APOSTILA 1

I Termos definidos em relação à montagem/edição
(planos de transição, corte, etc.)

      1. Fotograma/quadro/frame - unidade física visual.
      2. Plano/shot/tomada/take - além de seu sentido ordinário linguístico (espaço definido por três pontos), plano aqui se refere à unidade narrativa entre dois cortes, do momento que a câmera começa a filmar ao momento que para filmar. Plano, como sinônimo de "quadro", refere-se, ainda, às características de angulação, proximidade da
câmera (escala) e movimento dentro do quadro. Ex. plano aéreo, plano geral, plano estacionário, contra-plano, etc. A tomada é cada filmagem de um plano. Pode haver várias tomadas de um mesmo plano.
      3. Cena - unidade temática, em geral condicionada a um espaço.
      4. Sequência - unidade temática maior (uma sequência poderá ter várias cenas).
      5. Corte/cut - momento de ruptura dentro de um plano.
      6. Montagem/edit (ou edição, para fitas de VT) - ação de unir planos e sequências, física ou magneticamente, filme ou fita magnética segundo um roteiro.
      7. "Montage" - montagem estilística:
         - Intervalos de Vertov - privilegiando a visibilidade do processo de edição, como ato de conscientização do espectador;
         - Montagem de Eisenstein – definindo o significado através do valor simbólico da imagem e de sua relação com as imagens antecedentes e posteriores;
         - Mis-en-scène de Bazin - privilegiando a invisibilidade do corte da edição para reforçar a fluidez da narrativa e a impressão de realidade.
      8. Montagem paralela/crosscut/intercut/parallel cut - intercalamento de diferentes cenas dentro de uma mesma sequência para emprestar a narrativa intensidade dramática (usualmente usada em perseguições).
      9. Falso emparelhamento/Jumpcut/faux-raccord - sequência que apresenta salto de continuidade de movimento e espaço, deixando claro o ponto de edição.
      10. Campo e contra-campo/action reaction shot - tipo de montagem paralela em que se mostram, simetricamente, dois ângulos opostos. Usado
normalmente em diálogos, alternando-se as faces dos interlocutores. Às vezes um tipo de campo e contra-campo, o plano de ângulo oposto/reserve angle shot é usado para mostrar os dois opostos de um ambiente, sem precisar usar movimento de câmera (no caso, apenas através de corte). Este tem número bem menor que o campo e contra campo de diálogo.
      11. Emparelhamento/combinação/match-cut/raccord - montagem que busca a invisibilidade do corte pela suavidade da transição de planos:
         - Fusão - mudança de planos em que o posterior se sobrepõe rapidamente ao plano anterior;
         - Combinação de olhar/eyeline ou sightline match - o corte se dá no ato da direção do olhar da personagem para o plano da incidência desse olhar;
         - Corte em movimento - busca manter o mesmo movimento de personagem ou câmera nos planos anterior e posterior;
         - Combinação de eixo - a passagem de planos combina o eixo definido pela câmera (quando, p. ex., uma figura sai pelo canto inferior direito da tela, e ha um corte para se mostrar a sequência do movimento, que se seguiria atrás da câmera, o plano posterior mostra a figura entrando pelo canto inferior esquerdo, simulando a virada da câmera a partir do desaparecimento da figura do quadro no plano anterior. O mesmo acontece quando, no plano anterior, o objeto sai pela margem direita do quadro, e no plano posterior ele aparece entrando pelo lado esquerdo de novo, ação que, ao respeitar o eixo, dá a impressão de continuidade de movimento).
      12. Contra-plano - Todo plano utilizado em contraponto a um plano definido como principal. Em geral, o contra-plano e usado na dinamização de uma ação que, apesar de ser a mais importante dentro do tema, cansaria se fosse apenas mostrada em um plano. Por exemplo, num show, os planos da ação no palco são dinamizados pela inserção de contra-planos de reação da plateia.
      13. Fade-in - passagem gradativa de um quadro escuro total para uma imagem.
      14. Fade-out - passagem gradativa de uma imagem para o escurecimento total.
      15. Dissolve - transição de planos através do desfoque e enfoque.
      16. Iris-in - obscurecimento da imagem, em circulo, a partir da periferia da tela, através de obstrução da luz pelo fechamento do diafragma (hoje através dessa simulação).
      17. Iris-out - efeito contrario a íris-in.
      18. Wipe (efeito de cortina) - transição de planos através do “varrimento" da imagem, como se o plano posterior entrasse na tela, em movimento lateral horizontal, empurrando o anterior.
      19. Elipse - Salto temporal na ação.

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