domingo, 13 de novembro de 2011

IMAGEM EM MOVIMENTO: APOSTILA 2


II Termos definidos em relação à posição da câmera e seu objeto (enquadramento e movimento).

a) quanto à distância da câmera ou escala e proporção do objeto enquadrado (definido a partir da figura humana, a começar pela altura da cabeça, compreendido aí o teto/overhead). Quando não houver figura humana, e o objeto for de grande tamanho, usa-se fazer valer a proporção do objeto principal enquadrado por analogia à figura humana. P. ex. para o enquadramento de uma árvore, se a árvore estiver inteira e PG, se a árvore estiver pela metade PM e assim por diante. Se o objeto for pequeno (um livro, um vaso), usam-se PP ou PD independente da analogia à figura humana:
      1. Primeiríssimo plano (PPP), plano detalhe (PD), extreme close-up (ECU), ou extra close-up XCU) - enquadra apenas um detalhe do corpo ou objeto. Há uma diferença entre o PPP e o chamado grande close-up (GCU) ou big close-up BCU), ou, ainda, super close-up ou close-up fechado, que enfoca apenas o rosto inteiro da personagem. Há, também, o very close‑up(VCU), que enche o quadro com os olhos, nariz e boca
      2. Primeiro plano ou plano próximo (PP) ou close-up (CU) (obtido através da tele ou aproximação de câmera) - corte na altura dos ombros; o rosto ainda e o ponto de interesse.
      3. Plano médio fechado (PMF) ou medium close-up MCU) - corte na altura do peito.
      4. Plano médio (PM), medium shot (MS) - corte na cintura. Há quem o confunda com o plano geral, que se define pela imagem da figura humana mostrada por inteiro.
      5. Plano médio aberto (PMA), cujo corte se da na altura da virilha ou logo abaixo desta.
      6. Plano americano (PA), plano médio geral (PMG), 3/4-shot/knee shot - corte na altura do joelho, podendo ser pouco acima deste indo até o corte logo acima dos pés.
      7. Plano geral (PG), medium long shot (MLS) ou full-length shot (FLS) - corte logo acima e abaixo da figura humana, incluindo-a toda no quadro. (Certos autores referem-se a este plano como se fora o plano conjunto, i.e., o plano de referência de uma sequência qualquer e, às vezes, como o plano longo).
      8. Plano longo (PL) ou long shot (LS) - a pessoa ocupa de 3/4 a 1/3 da altura da tela, sobrando mais espaço que no PG.

NOTA: Apesar dessas denominações se referirem à pessoa humana de pé, a terminologia é válida para a figura humana em outras posições, bastando que se aplique a regra da proporção, a exemplo do que foi dito para o enquadramento de objetos na nota anterior, ainda que haja anteparos bloqueando a visão da pessoa. Assim, pessoa sentada em automóvel, sem que se veja o corpo todo, em que o limite do quadro se de abaixo do carro, portanto cabendo ”toda a figura humana, e PG. Se o corte for à altura da cintura ainda que esta não apareça, é PM.
      9. Plano longuíssimo, grande plano geral (GPG), extreme long shot (ELS) ou extra long shot XLS) - define-se pela grande inclusão de espaço, compreendendo grandes cenários a grandes distâncias, em geral abertos, de natureza (uso de grande angular ou tomadas aéreas).

   10. Plano conjunto (PC), establishing shot, plano de cobertura - plano definidor da cena. Nele estão contidos todos os elementos da diegese; plano usado em abertura para apresentar o ambiente e circunstâncias em que se desenrolara a narrativa (pode ou não utilizar
grande angular). As denominações dos planos aqui fornecidas englobam a
maior parte dos enquadramentos que se usa em cinema e TV em suas diversas proporções. Contudo, é muito comum se ler em roteiros, ou se ouvir referências mais simplificadas. Nesses casos, as referências gravitam em torno dos termos PD, PP, PM, PA e PG, não havendo considerações aos outros planos de escalas intermediárias.

b) quanto ao ângulo da câmera:
      1. câmera alta/plongé superior/high angle shot – a câmara é colocada em posição superior ao objeto filmado.
         - Overhead shot - em posição superior à figura humana
         - Plano aéreo/aerial shot/extreme high angle - define um plano longuíssimo perpendicular ou oblíquo a partir do posicionamento da câmera em veículo aéreo. É considerada câmera alta perpendicular o plano que enquadra o objeto ou figura humana vista de cima.
      2. Câmera baixa/plongé inferior ou contra-plongé/low angle shot - a câmera, ao contrario da posição anterior, enfoca o objeto de baixo para cima.
      3. Eye-level shot - tomada feita a altura dos olhos humanos. É a tomada padrão.
      4. Rés-do-chão - Câmera bastante baixa, colocada a nível do chão. Comum em tomadas de corrida de carros e motos.

c) quanto a movimento de câmera no plano:
      1. Plano estacionário/stationary shot - plano com ausência de movimento.
      2. Pan/panorâmica/panorama shot (PAN) - a câmera movimenta-se horizontal ou verticalmente, ou, ainda, em diagonal em torno de seu próprio eixo, definido, em geral por seu ponto de fixação com o tripé.
         - Vertical/tilt, para cima (p/C) ou para baixo.
         - Horizontal, da esquerda para a direita (E-D) ou da direita para a esquerda (D-E).
         - Chicote/Swish/flash - movimento brusco que provoca uma imagem "lavada". Usado sobretudo em transição de planos.
      3. Carrinho/traveling - movimento que utiliza tripé ou qualquer outro suporte montado sobre: É comum se ver o uso de traveling e trucking (ou tracking.) como sinônimos.
         - Dolly shot - para frente (in), em direção ao objeto filmado, ou para trás (out ou back), afastando-se do objeto ou, ainda, em ângulo.
         - Trucking shot - movimento lateral para esquerda ou direita em relação ao objeto filmado.
         - Follow shot - movimento de acompanhamento do objeto filmado. Pode ser lateral ou para frente e trás.
      4. Grua/crane shot - movimento em todos os ângulos e direções efetuado por intermédio de aparelho mecânico de braço móvel e dobrável.
      5. Câmera na mão - tomada sem auxílio de tripé ou ensaio. Muito utilizada em tomadas documentais, apresenta um movimento irregular levado pelas circunstâncias não ideais de filmagem e pelo comportamento imprevisto do objeto filmado.
6. Entrada e saída limpas.

d) quanto ao ponto de vista (para identificação do ponto de vista):
1. Câmera objetiva - a partir de um “ponto neutro” de visão, da altura média, também da câmera à altura dos olhos. Define um ponto de vista da 3a-pessoa. É chamado também de “olha da câmera”.
2. Plano subjetivo ou câmera subjetiva - diz respeito à imagem que se refere à visão de alguém enquanto memória, “visão”, imaginação. É reconhecível por uma distorção da imagem, por alguma peculiaridade que represente uma visão pessoal. Pode ser de qualquer ângulo.
3. Plano ponto de vista/Point-of-view-shot - confundido às vezes com a câmera subjetiva porque também representa o olhar de uma personagem. Mas pode ser de um animal, de uma coisa, além, é claro, do olhar de um ser humano. Pode ser de qualquer ângulo. Em geral, identifica-se pelo movimento e pelo ângulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário