04 a 27 novembro
Retrospectiva de filmes de animação franceses, exibindo 31 títulos (14 longas e 17 curtas-metragens). De Émile Cohl, desenhista francês considerado o inventor do desenho animado, a Um Gato em Paris (Une vie de chat), última produção dos estúdios Folimage, de Jean-Loup Felicioli e Alain Gagnol, passando pelos filmes indispensáveis de Paul Grimault, René Laloux e mais recentemente Sylvain Chomet e Marjane Satrapi e Vincent Paronnaud. A França se mostra de uma criatividade impecável nesse domínio, privilegiando a originalidade dos estilos e das narrativas. Essa seleção comemora o apoio do cinema francês ao gênero sempre inovador da animação e, com o objetivo de trazer o que há de mais contemporâneo em termos de criação francesa em animação, o serviço audiovisual solicitou ao Festival Anima Mundi que se unisse ao evento e apresentasse, nesse âmbito, uma seleção de dez curtas-metragens que marcaram a edição de 2011.
sáb 19 16h Animação à francesa O Cão, o general e os pássaros Le Chien, le general et les oiseaux de Philippe Leclerc. França, 2003. Legendas em português. 75’. Há muito tempo, um general russo sacrificou os pássaros para incendiar Moscou e salvar a cidade da invasão napoleônica. Virou herói nacional, mas vive assombrado pela matança dos pássaros. Classificação indicativa – livre.
18h Animação à francesa Valsa com Bachir Waltz with Bashir de Ari Folman. França/Alemanha/Israel, 2008. Legendas em português. 87’. Em uma noite num bar, um velho amigo conta ao diretor Ari sobre um sonho que tem repetidamente no qual ele é perseguido por 26 cães ferozes. Toda noite o mesmo número de feras. Oscar do Melhor filme Estrangeiro de 2008. Classificação indicativa – 16 anos.
dom 20 16h Animação à francesa A Ilha de Black Mor L'Île de Black Mor de Jean-François Laguionie. França, 2004. Legendas em português. 80’. Em 1803, um garoto de 15 anos escapa de um orfanato onde era mantido prisioneiro. Sua única riqueza é um mapa do tesouro.Classificação etária – livre.
18h Animação à francesa Chronopolis de Piotr Kamler. França/Polônia, 1988. 52’. Um Coração para emergências Coeur de secours de Piotr Kamler, França, 1973. Legendas em português. 9’. Numa narrativa visual sem diálogos, o filme conta a história de uma imensa cidade perdida no espaço, cujos habitantes têm por única ocupação fabricar o tempo. Classificação indicativa – 14 anos.
sáb 26 16h Animação à francesa O Segredo de Eleonor Kerity et la Maison des contes de Dominique Monféry. França, 2009. Legendas em português. 75’. Nathaniel ainda não consegue ler, mas conhece todos os personagens dos Contos de Fadas. Eles saem dos livros e ganham vida, pois precisam de ajuda para sobreviver e fazer com que suas histórias sejam conhecidas pelas futuras gerações. Classificação indicativa – livre.
18h Animação à francesa Persepolis de Marjane Satrapi e Vincent Paronnaud. França, 2007. 95’. A Evolução da cartola Histoire de chappeaux de Emile Cohl. França, 1910. Legendas em português. 6’. Teerã 1978: Marjane, de oito anos, sonha em ser uma profetisa do futuro, para assim salvar o mundo. Querida pelos pais cultos e modernos e adorada pela avó, ela acompanha avidamente os acontecimentos que conduziram à queda do xá e de seu regime brutal. Classificação indicativa – 14 anos.
dom 27 16h Animação à francesa Kirikou e a feiticeira Kirikou et la sorcière de Michel Ocelot. França, 1998, 71’. Os Três inventores Les Trois inventeurs de Michel Ocelot. França, 1980. Legendas em português. 13’. Baseado em um conto da África Ocidental. Uma comunidade é aterrorizada por uma feiticeira e Kirikou luta para preservar sua aldeia das forças do mal. Classificação indicativa – livre.
18h Animação à francesa Kirikou e as bestas selvagens Kirikou et les bêtes sauvages de Michel Ocelot. França, 2005. Legendas em português. 75’. Kirikou é um menino africano, herói de sua tribo, que sempre resolve os problemas com boas idéias e coragem. Em suas aventuras, contadas pelo avô, encontra uma terrível hiena, um búfalo, uma girafa e estranhas criaturas chamadas Feitiço que vivem a serviço da malvada bruxa Karaba. Classificação indicativa – livre.
Realização Embaixada da França, Institut Français, AFCA e MAM
Apoio Cinemateca da Embaixada da França, Anima Mundi, Cendotec e Cinemateca Brasileira
Esse evento participa da 10ª Fête du Cinéma d’animation, organizada pela Association Française du Cinéma d’Animation e pelo Institut français.
Nenhum comentário:
Postar um comentário