domingo, 13 de novembro de 2011

IMAGEM EM MOVIMENTO: APOSTILA 4

ANÁLISE PLANO A PLANO

A análise plano a plano tem a finalidade de estudo e pesquisa detalhada sobre o produto audiovisual. Em geral fala-se também em análise quadro a quadro, que, em termos práticos, significa o estudo plano por plano e não um estudo de cada fotograma (para filme) ou quadro (em caso de vídeo). No plano a plano já se fala de detalhes de movimento e outras variações dentro do plano que dariam conta de mudanças a nível de fotograma/quadro. Contudo, podem-se prever casos em que se necessite de tal detalhamento que a análise deva ir mesmo até o estudo de cada fotograma/quadro tem as seguintes colunas:

Nr. do plano ou metra­gem
Tempo
Des­crição da cena
Esca­la/­pro­porção
Ângulo
Movi­mento dentro do quadro
Movi­mento de câmera
Cor
Luz
Foco
Efei­tos óticos
Con­tinu­idade (de movi­mento, som e ima­gem)


PRINCIPAIS OPÇÕES
SOM:
Sincronizado ou não sincronizado
Ruído
Música
Som
Silên­cio
Espaço sonoro
Relação com nar­rativa
Corte
Ob­ser­vações

Som verbal:

Dentro e fora da tela
Diálogo
Monólogo interior
Comentário em off
Narração em primeira pessoa
Naturalismo
Estilização
Flashback

Ruído:
On ou off
Diegético e não diegético
Som de arquivo
Audibilidade
Seleção
Metáfora
Ruído intertertex­tual

Música:

On e off
Diegética e não diegética
Função dramática
“Leitmotif” (música tema)
Mimese
Literal (mickeymous­ing)
Tonal/atonal
Reforçando ou contradizendo a imagem

Silêncio:
Diegético e não-diegético
Espaço sonoro

Profundidade de campo:

Foco do som
Textura do som
Escala auditiva
Realismo quanto a som/imagem

Relação com narrativa:
Diegética ou não-diegética

Considerações sobre som:
Sincronizado ou não sincronizado

IMAGEM:

Plano
Tempo
Descrição
Curta descrição das ações e per­sonagens envol­vidas
Escala: PD, GCU, PP/CU, PMF, PM, PMA, PA, PG, PL, etc.

Ângulo:
Frontal
Esquerda
Direita
Baixo
Alto
Altura dos olhos

Movimen­to no quadro:

Em direção à câmera
Em direção ao fundo
Para a direita
Para a esquerda
Próximo à câmera
Primeiro plano
Estacionária

Movimen­to de câmera:

Pan
Tilt
Tracking
Grua
Dolly
Câmera na mão
Swish (Chicote)

Cor:
Textura
Fonte
Direção
Intensi­dade
Filtros
Exposição
etc.

Luz:
Fonte
Direção
Intensidade
etc.

Foco:

Profun­didade
Tipo de lente, etc.

Efeitos ou movimen­tos óticos:

Zoom-in
Zoom-out

CORTE:

Emparelhamento com som
Fade-in
Fade-out
Lap dissolve
Continuidade de diálogo
Descontinuidade espacial

Transições óticas:

Fade-in
Fade-out
Lap dissolve
Iris-in
Iris-out
Cortina
Swish
Corte Seco (ou, simplesmente, corte)

Continuidade espacial:

Elipse
Emparelhamento de direção
Emparelhamento de olhar
Corte em movimento
Emparelhamento de eixo
Jump-cut
Falso emparelhamento

Montagem:

Intervalos de Vertov
Método de montagem de Eisenstein
Mis-en-scène de Bazin

Emparelhamen­to:
Fade-in
Relação com emparelhamen­to de imagem

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