ANÁLISE PLANO A PLANO
A análise plano a plano tem a finalidade de estudo e pesquisa detalhada sobre o produto audiovisual. Em geral fala-se também em análise quadro a quadro, que, em termos práticos, significa o estudo plano por plano e não um estudo de cada fotograma (para filme) ou quadro (em caso de vídeo). No plano a plano já se fala de detalhes de movimento e outras variações dentro do plano que dariam conta de mudanças a nível de fotograma/quadro. Contudo, podem-se prever casos em que se necessite de tal detalhamento que a análise deva ir mesmo até o estudo de cada fotograma/quadro tem as seguintes colunas:
Nr. do plano ou metragem
Tempo
Descrição da cena
Escala/proporção
Ângulo
Movimento dentro do quadro
Movimento de câmera
Cor
Luz
Foco
Efeitos óticos
Continuidade (de movimento, som e imagem)
PRINCIPAIS OPÇÕES
SOM:
Sincronizado ou não sincronizado
Ruído
Música
Som
Silêncio
Espaço sonoro
Relação com narrativa
Corte
Observações
Som verbal:
Dentro e fora da tela
Diálogo
Monólogo interior
Comentário em off
Narração em primeira pessoa
Naturalismo
Estilização
Flashback
Ruído:
On ou off
Diegético e não diegético
Som de arquivo
Audibilidade
Seleção
Metáfora
Ruído intertertextual
Música:
On e off
Diegética e não diegética
Função dramática
“Leitmotif” (música tema)
Mimese
Literal (mickeymousing)
Tonal/atonal
Reforçando ou contradizendo a imagem
Silêncio:
Diegético e não-diegético
Espaço sonoro
Profundidade de campo:
Foco do som
Textura do som
Escala auditiva
Realismo quanto a som/imagem
Relação com narrativa:
Diegética ou não-diegética
Considerações sobre som:
Sincronizado ou não sincronizado
IMAGEM:
Plano
Tempo
Descrição
Curta descrição das ações e personagens envolvidas
Escala: PD, GCU, PP/CU, PMF, PM, PMA, PA, PG, PL, etc.
Ângulo:
Frontal
Esquerda
Direita
Baixo
Alto
Altura dos olhos
Movimento no quadro:
Em direção à câmera
Em direção ao fundo
Para a direita
Para a esquerda
Próximo à câmera
Primeiro plano
Estacionária
Movimento de câmera:
Pan
Tilt
Tracking
Grua
Dolly
Câmera na mão
Swish (Chicote)
Cor:
Textura
Fonte
Direção
Intensidade
Filtros
Exposição
etc.
Luz:
Fonte
Direção
Intensidade
etc.
Foco:
Profundidade
Tipo de lente, etc.
Efeitos ou movimentos óticos:
Zoom-in
Zoom-out
CORTE:
Emparelhamento com som
Fade-in
Fade-out
Lap dissolve
Continuidade de diálogo
Descontinuidade espacial
Transições óticas:
Fade-in
Fade-out
Lap dissolve
Iris-in
Iris-out
Cortina
Swish
Corte Seco (ou, simplesmente, corte)
Continuidade espacial:
Elipse
Emparelhamento de direção
Emparelhamento de olhar
Corte em movimento
Emparelhamento de eixo
Jump-cut
Falso emparelhamento
Montagem:
Intervalos de Vertov
Método de montagem de Eisenstein
Mis-en-scène de Bazin
Emparelhamento:
Fade-in
Relação com emparelhamento de imagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário