I Termos definidos em relação ao tipo de lente usado na filmagem:
1. Teleobjetiva/telephoto lens (ver Stasheff et al. p. 90)
2. Macro
3. Grande angular/wide-angle lens
4. Zoom (in e out)
5. Lente anamórfica (p/ Cinemascope)
II Termos definidos em relação a qualidade fotográfica da imagem:
1. granulação
- Película rápida/sensível
- Película lenta/baixa sensibilidade
2. Profundidade de campo ou foco
3. Superposição
4. Soft-focus (através de uso de gaze ou vaselina)
III Termos definidos em relação a tipos de filmagem, velocidade de filmagem, tempo de cena, etc.
1. Câmera acelerada/accelerated motion
2. Câmera lenta/slow motion
3. Congelamento/freeze-frame
4. Animação (via truca ou não)
5. Pixilation
IV Termos relativos a trilha sonora
1. Trilha sonora/soundtrack
2. Sincronização com imagem
3. Combinação/mix
4. Dublagem/pós-sincronização/dubbing
5. Narração/voice-over
V Movimento da personagem/objeto dentro do quadro
1. Em direção a câmera
2. Em direção ao fundo do quadro
3. Lateral (E/D)
4. Proximidade em relação à câmera: primeiro plano ou fundo
5. Definição dos espaços dentro e fora da tela/off-screen space
VI Cor/iluminação
1. Fonte
2. Direção
3. Intensidade
4. Filtro
5. Superexposição ou estourar
6. Subexposição
7. Superposição
8. Viragem
8. Solarização
VII Transição de som/montagem de som
1. Fade-in
2. Fade-out
3. Lap dissolve
4. Continuidade de diálogo
5. Descontinuidade espacial
VIII Termos relativos às pecas utilizadas no planejamento e análise do texto em filme ou vídeo
1. Argumento (tema) (scenario)
2. Pré-roteiro
3. Roteiro/screenplay
4. Decupagem - segmentação de detalhada plano-a-plano usada: a) na fase de pré-produção, imediatamente posterior ao roteiro (para auxiliar na filmagem); b) na fase de pós-produção, contemporânea ao mapeamento/logging, no caso de vídeo, (para auxiliar na montagem); c) no mapeamento com fins de análise estética de material já produzido). Em geral, a decupagem define o plano em escala, ângulo e movimento de câmera.
5. Storyboard - descrição de planos e sequências através de ilustração feita em folhas especiais contendo pequenas molduras simulando o espaço da tela.
6. Script
7. Mapeamento/Logging
8. Análise plano a plano (ou quadro-a-quadro/"shot-by-shot-analysis" quando necessária) - passagem de filme ou vídeo(unidade visual por unidade visual) na moviola ou gravador para verificação de detalhes com a finalidade de estudo.
IX Alguns termos referentes a composição do quadro
1. Regra dos terços
2. Balanço
- direção de olhar (ou objetos que indiquem direção)
- peso (massa)
- cor
- luz
X Materiais utilizados na filmagem pelo cinema
1. Negativo (não montado/sem som)
2. Copião (cópia positiva de exercício/montada/sem som)
3. Master ou matriz (negativo/montado/sem som)
4. Internegativo (cópia negativa do master/montado/com som)
5. Cópia (cópia positiva/montada/com som/tirada do internegativo/para exibição comercial)
6. Contratipo (cópia positiva/montada/com som/tirada de copia comercial)
XI Termos adicionais
1. Persistência de visão (12 quadros por segundo)
2. Máscara/matte
3. Filtro
4. Aspect ratio (1:1; 1.33:1; 2.34: 1)
5. Efeitos especiais
6. Efeitos óticos
7. Retro projeção/rear-screen projection back-projection
8. Script
9. Mis-en-scène
10. Tela grande/widescreen
11 Som diegético X som não-diegético
12. Teto/overheah
13. Múltipla imagem/split
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