domingo, 13 de novembro de 2011

IMAGEM EM MOVIMENTO: APOSTILA 3

I Termos definidos em relação ao tipo de lente usado na filmagem:

      1. Teleobjetiva/telephoto lens (ver Stasheff et al. p. 90)
      2. Macro
      3. Grande angular/wide-angle lens
      4. Zoom (in e out)
      5. Lente anamórfica (p/ Cinemascope)


II Termos definidos em relação a qualidade fotográfica da imagem:

      1. granulação
         - Película rápida/sensível
         - Película lenta/baixa sensibilidade
      2. Profundidade de campo ou foco
      3. Superposição
      4. Soft-focus (através de uso de gaze ou vaselina)


III Termos definidos em relação a tipos de filmagem, velocidade de filmagem, tempo de cena, etc.

      1. Câmera acelerada/accelerated motion
      2. Câmera lenta/slow motion
      3. Congelamento/freeze-frame
      4. Animação (via truca ou não)
      5. Pixilation


IV Termos relativos a trilha sonora

      1. Trilha sonora/soundtrack
      2. Sincronização com imagem
      3. Combinação/mix
      4. Dublagem/pós-sincronização/dubbing
      5. Narração/voice-over

V Movimento da personagem/objeto dentro do quadro

      1. Em direção a câmera
      2. Em direção ao fundo do quadro
      3. Lateral (E/D)
      4. Proximidade em relação à câmera: primeiro plano ou fundo
      5. Definição dos espaços dentro e fora da tela/off-screen space

VI Cor/iluminação

      1. Fonte
      2. Direção
      3. Intensidade
      4. Filtro
5. Superexposição ou estourar
6. Subexposição
      7. Superposição
      8. Viragem
      8. Solarização


VII Transição de som/montagem de som

      1. Fade-in
      2. Fade-out
      3. Lap dissolve
      4. Continuidade de diálogo
      5. Descontinuidade espacial

VIII Termos relativos às pecas utilizadas no planejamento e análise do texto em filme ou vídeo

      1. Argumento (tema) (scenario)
      2. Pré-roteiro
      3. Roteiro/screenplay
     4. Decupagem - segmentação de detalhada plano-a-plano usada: a) na fase de pré-produção, imediatamente posterior ao roteiro (para auxiliar na filmagem); b) na fase de pós-produção, contemporânea ao mapeamento/logging, no caso de vídeo, (para auxiliar na montagem); c) no mapeamento com fins de análise estética de material já produzido). Em geral, a decupagem define o plano em escala, ângulo e movimento de câmera.
     5. Storyboard - descrição de planos e sequências através de ilustração feita em folhas especiais contendo pequenas molduras simulando o espaço da tela.
      6. Script
      7. Mapeamento/Logging
     8. Análise plano a plano (ou quadro-a-quadro/"shot-by-shot-analysis" quando necessária) - passagem de filme ou vídeo(unidade visual por unidade visual) na moviola ou gravador para verificação de detalhes com a finalidade de estudo.

IX Alguns termos referentes a composição do quadro

      1. Regra dos terços
2. Balanço
         - direção de olhar (ou objetos que indiquem direção)
         - peso (massa)
         - cor
         - luz

X Materiais utilizados na filmagem pelo cinema

      1. Negativo (não montado/sem som)
      2. Copião (cópia positiva de exercício/montada/sem som)
      3. Master ou matriz (negativo/montado/sem som)
      4. Internegativo (cópia negativa do master/montado/com som)
      5. Cópia (cópia positiva/montada/com som/tirada do internegativo/para exibição comercial)
      6. Contratipo (cópia positiva/montada/com      som/tirada de copia comercial)

XI Termos adicionais

      1. Persistência de visão (12 quadros por segundo)
      2. Máscara/matte
      3. Filtro
      4. Aspect ratio (1:1; 1.33:1; 2.34: 1)
      5. Efeitos especiais
      6. Efeitos óticos
      7. Retro projeção/rear-screen projection back-projection
      8. Script
      9. Mis-en-scène
      10. Tela grande/widescreen
      11 Som diegético X som não-diegético
      12. Teto/overheah
      13. Múltipla imagem/split

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